Álbuns que trazem em seu som a carga pesada da depressão, da tristeza, da melancolia. São muitos deles, e eles são nosso assunto neste episódio, o penúltimo de 2016.
Agradecimentos especiais aos apoiadores: Adriano Gatti, Alexandre Guerreiro, Antonio Valença, Artur Mei, Bernardo Carvalho, Caio Bezarias, Claudio Rosenberg, Dario Fukichima, Ernesto Sebin, Eric Freitas, Evandro Schott, Flavio Bahiana, Haig Berberian, Hugo Almeida, Itamar Lima, Lindonil Reis, Luigi Medori, Luis Araujo, Luiz Junior, Marcelo Moreira, Marcio Abbes, Mateus Tozzi, Pedro Furtado, Rafael Pereira, Raimundo Soares, Rodrigo Vieira, Ronaldo Nodari, Rubens Queiroz, Saulo Carvalho, William Peçanha e Wilson Rodrigues.
Faça um comentário Cancelar resposta
O poeiraCast
poeiraCast é um programa semanal de bate-papo, na verdade uma mesa redonda livre e direta sobre o assunto que a gente mais aprecia: música. Ajeite-se na poltrona e boa curtição. Toda quarta-feira tem novo episódio no ar.
Direção e Produção: Bento Araujo
Locução e Edição: Ricardo Alpendre
Bento Araujo
É jornalista e fanático por rock desde os primeiros anos de idade. Começou tocando em bandas e trabalhando em lojas de discos. Em 2003, criou a poeira Zine. Desde então teve seus textos e ensaios também publicados nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e nas revistas Bizz, Rolling Stone, Rock Brigade, Roadie Crew etc. Como apresentador, trabalhou com Gastão Moreira e Edgard Piccoli no programa Heavy Lero. Como palestrante, mediador e curador, participa de eventos musicais por todo o País.
José Damiano
Colecionador e apreciador de música, José foi por quase 20 anos o homem à frente da loja de discos Nuvem Nove, um dos mais respeitados points de música do país. José deixou muitos órfãos por aí e agora está de volta com suas polêmicas neste poeiraCast. Foi guru musical de muitos fãs, críticos e músicos da cena paulistana e dentre os ex-funcionários de sua saudosa loja estão Sérgio Alpendre e Bento Araujo. O primeiro foi eleito por José como “Deus”.
Sérgio Alpendre
“O meu negócio é cinema!”. Ele sempre aparece com essa desculpa, mas todo mundo sabe que o negócio dele também é música. Polêmico como poucos, Sérgio Alpendre atua como crítico de cinema na Folha de S. Paulo e na Revista Interlúdio. Foi editor da revista Paisá e sócio-proprietário da loja de discos Jardim Elétrico. É também um fervoroso apreciador do tecnopop da década de 80… “Mas o que ele está fazendo nesse podcast então?”, você deve estar se perguntando. Ouça e encontre a sua resposta.
Ricardo Alpendre
Rocker acima de tudo, nosso popular “Cadinho” é o âncora do poeiraCast. Ele que apresenta o programa, mas nem por isso deixa de dar os seus famosos pitacos. É locutor, jornalista e também cantor. Ricardo é o irmão mais novo de Sérgio, e com ele fundou a loja de discos Jardim Elétrico, que funcionou no centro de São Paulo. Nosso âncora adora o rock básico dos anos 50 e não se conforma da pZ nunca ter feito uma capa com algum ícone do rock daqueles tempos.
Grande programa. Cansei de pedir um poeiracast só do ABBA, agora a banda mais injustiçada do programa… mas sei que meu pedido será ouvido cedo ou tarde. O cruza na área é maravilhoso. Entre Saxon e Motorhead é sacanagem, duas bandas do coração. Como sugestão um quadro com o nome de “universo poeira”, onde os amigos poderiam contar as histórias dos bastidores e as piadas internas, que devem ser sensacionais. Obrigado pelo meu mundo melhor todos os dias. Abração.
Concordo com você Pedro, sobre a sugestão do quadro para contar as histórias e as piadas!
Obrigado a você, Pedro!
Ola veja as ofertas de natal da lojaedifier e ainda 10 % de desconto com o cupon POEIRAZINE
http://www.lojaedifier.com.br/ofertas-em-destaque.html
Ola veja as ofertas de natal da lojaedifier e ainda 10 % de desconto com o cupon POEIRAZINE
A música depressiva em todas as vertentes é a que eu mais curto. Desde os sambas do Cartola até o black metal.
Estou curtindo bastante a lista de álbuns de 2016 feita pelo Bento Araújo e gostaria de pedir uma lista semelhante (estendido à todos) sobre os shows mais marcantes desse ano. Dos poucos shows que eu fui, o mais legal foi do The Vintage Caravan.
Abraços!
Otimo programa, como sempre.
O disco mais depressivo do mundo pra mim é o Closing Time, primeiro do Tom Waits.
A banda mais depressiva da historia é o The Chameleons, todas as musicas tem um baixo astral rs.
E a musica mais depressiva pra mim é Ambulance Blues do Neil Young.
Gostaria de agradecer ao Ricardo pela dica do box do Itamar Assumpção. Já garanti o meu rs.
Abraço!
É ou não é? Esse box todo mundo tem que ter! Ainda mais que o preço no Sesc é bem convidativo!
310 poderiam comfabular ontem e hoje nos dias de rock as perdas recentes de marcos e ícones de seu tempo espaço foi um ano (2016) de perdas Históricas no cenário mundial afinal memórias eternas (2) Bom Final de Ano para todos by……
Só vou citar um disco que ficou ausente dessa edição apesar de estar presente na lista da NME: o Pink Moon, do Nick Drake.
É isso aí, Diogo! Tem a lista da NME (eu mesmo pincelei alguns de lá), mas batemos esse papo baseado nas nossas impressões e em nossas próprias constatações ao longo dessa vida de ouvir discos, hehehe!
Seria possível um programa sobre o Alan Parsons Project ?
Abraço
Curto! Meu irmão curte mais ainda, e acho que todo mundo ali curte em algum nível. Muito classudo. Apoiado!
Programa show! Os meus aqui:
1. Beirut Gulak Orkestar
2. Iggy Pop The Idiot
3. The Cure Disintegration
4. Jeff Buckley Grace
rip Damião Experiença
Depois de os últimos programas estarem gravados, morreu metade do mundo! Minha nossa senhora!
Parabéns pela poeira cast
Pelos motivos errados acho o último disco de John Lennon, Double Fantasy, depressivo. Saiu na época que ele foi assassinado, mostra que ele estava de bem com a vida, feliz, curtindo a vida com Yoko e com o filho… muito difícil de ouvir…
Tonight The Night do Neil Young.