Uma das bandas mais conhecidas e influentes a trilharem o caminho da psicodelia e do rock progressivo, o Pink Floyd é o nosso assunto neste episódio.
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O poeiraCast
poeiraCast é um programa semanal de bate-papo, na verdade uma mesa redonda livre e direta sobre o assunto que a gente mais aprecia: música. Ajeite-se na poltrona e boa curtição. Toda quarta-feira tem novo episódio no ar.
Direção e Produção: Bento Araujo
Locução e Edição: Ricardo Alpendre
Bento Araujo
É jornalista e fanático por rock desde os primeiros anos de idade. Começou tocando em bandas e trabalhando em lojas de discos. Em 2003, criou a poeira Zine. Desde então teve seus textos e ensaios também publicados nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e nas revistas Bizz, Rolling Stone, Rock Brigade, Roadie Crew etc. Como apresentador, trabalhou com Gastão Moreira e Edgard Piccoli no programa Heavy Lero. Como palestrante, mediador e curador, participa de eventos musicais por todo o País.
José Damiano
Colecionador e apreciador de música, José foi por quase 20 anos o homem à frente da loja de discos Nuvem Nove, um dos mais respeitados points de música do país. José deixou muitos órfãos por aí e agora está de volta com suas polêmicas neste poeiraCast. Foi guru musical de muitos fãs, críticos e músicos da cena paulistana e dentre os ex-funcionários de sua saudosa loja estão Sérgio Alpendre e Bento Araujo. O primeiro foi eleito por José como “Deus”.
Sérgio Alpendre
“O meu negócio é cinema!”. Ele sempre aparece com essa desculpa, mas todo mundo sabe que o negócio dele também é música. Polêmico como poucos, Sérgio Alpendre atua como crítico de cinema na Folha de S. Paulo e na Revista Interlúdio. Foi editor da revista Paisá e sócio-proprietário da loja de discos Jardim Elétrico. É também um fervoroso apreciador do tecnopop da década de 80… “Mas o que ele está fazendo nesse podcast então?”, você deve estar se perguntando. Ouça e encontre a sua resposta.
Ricardo Alpendre
Rocker acima de tudo, nosso popular “Cadinho” é o âncora do poeiraCast. Ele que apresenta o programa, mas nem por isso deixa de dar os seus famosos pitacos. É locutor, jornalista e também cantor. Ricardo é o irmão mais novo de Sérgio, e com ele fundou a loja de discos Jardim Elétrico, que funcionou no centro de São Paulo. Nosso âncora adora o rock básico dos anos 50 e não se conforma da pZ nunca ter feito uma capa com algum ícone do rock daqueles tempos.
Qual é a música de fundo no 1º intervalo? Muito bom.
See Saw, do Saucerful of Secrets.
Pessoal, seria legal um poeiracast sobre Fusion (mahavishnu orchestra, return to forever, weather report…etc)
Concordo!!! Arti & Mestieri, Area e Picchio dal Pozzo também!!!
Quem disse que David Gilmour não toca no The Final Cut?!!
O Pink Floyd é banda mais superestimada da música pop, o seu trabalho na fase progressiva é bastante inferior ao desenvolvido por outras bandas clássicas do gênero, tais como Genesis, YES, ELP, e King Crimson. A discografia da banda é irregular, e , tirando o DSOTM e o WYAH sobre pouca coisa nos outros discos, a não ser melancolia. Em resumo, a fama é exponencialmente maior do que a qualidade musical.
Caro ” os mestres” os comentários abaixo são respostas ao seu comentário. Desculpe não cliquei em “responder”
Abraço!
Só a musica inteira Shine On Crazy Diamond engoli o trabalho de todas essas bandas mediocres que você citou rsrs
Discordo do camarada acima, agora você dizer que as bandas acima são medíocres? faça-me o favor!
Pink Floyd superestimada? Discordo completamente.
Discutível até se PF pode ser taxado como progressivo!
Bandaça melhor que todas que você citou.
Bom é sua opinião,minoritária,aceita-se e pronto!
Parabéns pelo programa,
Acredito que por ter muitas fases distintas (como muitas bandas de RP, como o King Crimson por exemplo), pode-se dizer que o CONJUNTO DA OBRA como um todo é subestimado. São pouquíssimas pessoas que conhecem e discutem os singles da fase Barrett, o genial A Saucerful Of Secrets, mais adiante o The Final Cut, entre outros. O discurso na maioria das vezes é entre a tríade DSOTM / WYWH / TW. Até o Animals fica de fora, não é um disco muito simples de entrar no sangue e até hoje não sei porque. Rs..
Bem, meu top five seria :
1- A Saucerful Of Secrets
2- Wish You Were Here
3- Meddle
4- The Piper At The Gates Of Dawn
5- Dark Side Of The Moon
Abraços !
Discordo completamente.Grandes momentos do PF vão muito além destes dois discos. Mas só estas duas grandes obras já justificariam a fama,principalmente Dark Side,não por ser melhor que WYAR,porquê além de ser uma obra prima em termos de qualidade musical,é extremamente revolucionário para época.É só ouvi-lo mesmo que pela centésima vez e imaginar aquilo sendo feito no início dos anos 70!
Quanto a fama,que não significa qualidade,justa ou não,é fácil explicar . É difícil definir o PF,talvez por isso você o considere irregular. Prog? Rock? New age? POP?. Pode ser tudo isso,mas em vários momentos ele foi POP,com certeza. Em função de músicas como “Time” , “Wish you are here” , “Another brick ….” E outras. Principalmente” Another brick in the wall” que estourou no mundo inteiro,em radio ,tv etc..em uma fase mais recente quando o Gênesis prog já tinha falecido.Wish you… É tocada em qualquer roda de violão. Sem contar os megaespetáculos que vem sendo conduzidos pelo R.Waters até hoje com execução de todos esses sucessos.Onde estão ELP e King Crimson que não tem nada de POP. Quer que milhões curtam King Crimson e até hoje!Não dá.POP vende mais e o Pink Floyd mesmo sem o Guilmour,na prática “não acabou”.Se a fama é excessiva é difícil de medir ,depende do mercado,mas não compare com essas excelentes bandas que postou,e que praticamente não tem uma música de algum apelo popular e muitas inexistem!
não acho pink floyd a banda mais superestimada da musica pop. Acho os rolling stones, beatles e nirvana, mais.. Bem mais rsrs
Dark Side ….é a obra prima do PF! É aquela história que vocês comentaram no programa. Muita fama demais atrai críticos,e opiniões querendo citar discos com menor apelo popular.É o melhor porque revolucionou.Aquele som no início dos anos70 e continuaria atual se lançado hoje.Atemporal.
Em 2º Wish You were Here.
Depois: o que quiserem ……
David Gilmour pior que S. Hacket ou Steve Howe? Absolutamente semelhantes na qualidade. Nick Mason, um dos maiores bateristas que tocam pela banda sem se exibir…ver Pompeia é um deleite a bateria! The final cut tem Gilmour mas é praticamente disco solo do Waters. E de todas as bandas desse estilo, certamente é a que vai ser sempre lembrada. As outras se dissiparão no tempo!
Eu acho que vocês nesse papo de subestimação, vocês subestimaram o Syd Barrett, Richard Wright e o Nick Mason. Vocês sabiam que o Nick foi o ÚNICO membro da banda presente em todos os álbuns? Vocês que comentaram bastante sobre a era de 72 deles, quem dava o som psicodélico era o Richard, com um órgão ligado a um unit de delay, e a composição de Us and Them pertence á ele,se ele não estivesse na banda, não seria progressivo… O Syd, poderiam ter mencionado o que aconteceu com ele e tals…
David Gilmour é superior aos dois guitarritas citados,apesar do Howe ser mais técnico . Na década de 70 achava Howe superior pelos solos rápidos e técnicos e de execução mais difícil. Com o tempo entendi que Gilmour tira o melhor som da guitarra com solos que são uma verdadeira obra prima tornando- os indispensáveis nas musicas do PF,tanto que os guitarristas de Waters ,não mudam uma nota sequer nos shows desse último.
Seu feeling supera Howe e Hacket.
David Gilmore vem ai
em dezembro no estadio do palmeiras!!!
queridos o final cut é com o David Guilmore!!!!
É verdade. Comida de bola. E é um grande disco.
Sergio Abbes meu caro, Uriah Heep é melhor que Pink Floyd, e quem é David Gilmour perto de Mick Box? Abração.
Ok! Com fã do Uriah Heep não se discute! Tenho um fã do Uriah na família , o meu irmão , então respeito sua opinião!
Ok! Com fã do Uriah Heep não se discute! Tenho um fã do Uriah na família , o meu irmão , então respeito sua opinião!
Tenho 21 anos e escuto o programa a quase 2 anos. Alguém mais novo? rs
falar sobre Pink Floyd é igual acabar com formigas é fácil, mas é dificil… adoro prog, mas minha praia principal é musica negra,e hard rock e todas as vertentes do rock, e jazz e etc… voltando ao prog e ao pink floyd ,adoro PF mas eles não entrariam no meu top 10 de progs ,e o the Wall nao entraria no meu top 5 de PF,mas é meu gosto pessoal,fora isso eu considero the Wall a obra mais importante e relevante dentro do rock, não disse melhor, disse mais importante . eu vejo daqui a 300 anos orquestras sinfonicas tocando the wall como hoje tocam Bach, Mozart, Beethoven, é claro que com certeza existem muitas outras obras fantasticas que sobreviverão ao tempo mas acredito que nenhuma a superará em aceitaçao popular.
Roberto Forcato. Parece que você considera PF prog. OK. Então fiquei curioso para saber quais são as 10 bandas prog que consideras melhor que PF? Poderia listá-las?
Eu não disse melhores, disse que gosto mais,é o meu gosto particular, gosto de bandas que poderiam ser motivo de piada para os outros, mas e daí? eu não tenho que gostar do que todo mundo gosta, nao é?, mas veja bem ,eu adoro PF, acho impossivel alguem em sã consciencia não gostar, mas com o tempo eu conheci tanta coisa que que eles foram perdendo espaço na minha preferencia ,e se eu gostasse de 11 bandas eles estariam em ultimo lugar, mas eu não saberia dizer de quantas bandas eu adoro hoje, discos eu tenho milhares, e sempre aparece alguma banda fantástica dos anos 60 ou 70 que eu nunca tinha ouvido falar, entao meu top 5 ou top ten esta sempre sofrendo alguma alteração, mas eu acredito que isso ocorra com todo mundo, nada é imutavel ou absoluto, só o Frank Zappa.
Ok!
Não dá pra taxar PF de prog. Difícil definir o som da banda. Único motivo para não ser tpo 10!
Top
Roberto Forcato,parece que você considera PF prog. OK. Então fiquei curioso para saber quais as 10 bandas progs que são melhores que PF? Poderia listá-las?
eu devo ter passado a ideia de que não gosto muito de PF, não é verdade, eu gosto muito, muito mesmo, quando eu era garoto, nos anos 70, o PF chegou a ser minha banda favorita por muito tempo, mas eu coleciono discos faz mais de 40 anos, e nesse tempo fui conhecendo muitas outras coisas,e deixei claro que era meu gosto pessoal exclusivamente. Desde o começo dos anos 70 houve um quarteto : Led, Sabbath, purple e Pink Floyd,que monopolizaram a midia e o mercado de forma “acachapante” deixando muito pouco espaço para bandas geniais que passaram totalmente despercebidas, eu jamais tiraria o mérito deles 4 mas o pedestal deles foi tao grande que não sobrou muito material para os outros ,e eu queria pedestal para muitos outros tambem . A minha intençao foi apenas mostrar o quanto considero o the Wall importante, mesmo sendo um disco que considero apenas razoavel (para o meu gosto pessoal somente),pois se eu fosse fanatico pelo PF, como eu já fui, não teria nenhuma importancia , o fâ tende sempre a endeusar seu idolo,não foi o meu caso.
The Musical Box, The Lamb Lies down on brodway, In The Cage, Back in New York City, Los Endos, Eleventh earl of mar e Down and Out, juntas, citando apenas o Genesis, possuem mais energia e coesão instrumental do que toda a discografia do Pink Floyd. O Floyd jamais fez algo tão grandioso e belo como Close to the edge, Tarkus ou Supper`s ready. A bateria é rudimentar, as linhas de baixo bem medíocres. O ponto forte é a guitarra de Gilmour, mas compará-lo a Hackett é coisa de fanático mesmo. Este último possui uma discografia vastíssima que vai da música clássica ao Blues. E é muito mais criativo. Os solos de Gilmour são mais do mesmo, e sua carreira solo é pífia.
Sabe ” os mestres” ( curioso esse nick),do alto dos meus 56 anos já sei que esses debates não levam a nada, mas vamos lá.
Acho que você deveria reler meu comentário em que eu não questiono qualidade musical,e sim o porquê da fama do PF ser maior que do que de outras bandas. Iniciei citando que a fama , justa ou não ,é facil de explicar. O resto se quiser releia porque você não entendeu nada. Quando toquei guitarra,na minha juventude ,passei por uma fase que só valorizava grandes execuções na guitarra, velocidade e dificuldade nos arranjos,e ainda valorizo, mas com o tempo entendi que guitarra não é só isso. E acho sem fanatismo nenhum que Gilmour é mais guitarrista que Hacket. Hacket é um maravilhoso MUSICO guitarrista. Digo sem fanatismo porque não tenho preferência entre o PF e Gênesis. Todos esses trabalhos do Gênesis que citou eu adoro! Lamb Lies D…(gosto pessoal) pra mim é top 5 do prog.!
Banda foda! Agora Dark side of the Moon é uma obra prima atemporal ,muito superior a “Close to the Edge” e “Tarkus”. Este ultimo do ELP, gastei de tanto ouvir há 30 anos ,mas não tem mais lugar.
Em tempo,os solos do Gilmour são verdadeiras composições e imutáveis nos shows do Waters. Este sabe que mudá-los acaba com a música. Destaco 3 solos perfeitos de Gilmour lindos e diferentes : Time , Confortably Numb e Another brick in the wall este ultimo ,em uma musica bem pop ,é sensacional!
Portanto não chame de fanático alguém apenas por discordar de você. Paz e saúde que é o mais importante.
Resposta abaixo no comentário
Prezado Sérgio Alves: não utilizei o termo fanático – aquele que defende apaixonadamente uma opinião -, me reportando a você ou a quem quer seja especificamente, apenas constato isso quando me deparo com a maioria dos fãs do Floyd, no final das contas, uma boa banda POP, que ao meu ver, não merece tanta celebração no panteão das grandes bandas prog. Os quais citam as mesmas músicas e os mesmos poucos discos como fundamento de sua predileção, mas que não conhecem a obra da banda a fundo. O fanatismo a que me refiro se aplica a quem defende qualquer instrumentista, sem ao menos se dar ao trabalho sequer de conhecer a obra de outros músicos. Considero que a aura em torno do Floyd foi também objeto do incessante trabalho da mídia, que jamais teve para com outras bandas no mínimo a necessária isenção. Para minha surpresa, no entanto, me deparei com uma nota no”Melody Maker de 1977 em que lista as bandas mais queridas na Inglaterra pelo público, pela, ordem: Genesis, YES, L Zeppelin, ELP e Sex Pistols. Nada de Beatles ou Floyd, o que de certa forma corrobora com meu pensamento na exceção que confirma a regra. Ao contrário da maioria, não consigo mais ouvir o DSOTM, mas reconheço o seu valor, enquanto redescobri a alguns anos a citada obra do ELP, que acho muito mais consistente.
A fama muitas vezes poder ser desproporcional à qualidade da obra, e é justamente o que respeito ao P. Floyd no universo da música progressiva.
Ah! Os mestres é por causa
da consideração que tenho pelo YES e Genesis.
Resposta abaixo no comentário. Nunca comentei aqui e me enrolo com essas setinhas rsrsrs
Ok,só não consigo definir o PF como Prog puro,e como você disse uma banda POP,mas não é só POP,acho difícil defini-la.Acho que a mídia,diferente de outras bandas criadas por ela,veio a reboque destes grandes hits Pop,e também na prática ,Roger Water mantem até hoje com seus megaespetáculos o PF vivo,o que provavelmente daria uma configuração diferente nessa pesquisa de 77. Isso é muito dinâmico.Quanto a citação pelos fãs dos mesmos discos acredito que maioria são fãs periféricos,que vieram a reboque da mídia e conhecem pouco a obra. Tem muito
“Fã” que vai ao show do waters e só conhecem “Another brick” e Wish you were here”. Neste programa poeira cast ao citarem os 5 melhores do PF os comentaristas colocaram nos primeiros lugares outros discos. Isso corrobora o que você citou. Eu tambem não tenho vontade de ouvir Dark Side ou Tarkus,mas nas rádios ainda se ouve “Time”,”wish you were here” e Another brick….” Não tem nada em Tarkus que possa se colocar numa radio para grande público. E ELP acabou. Desproporcional? Não é o mercado! Simples assim. Agora sua preferencia musical tem fundamento e de muito bom gosto.Adoro gênesis yes e ELP.Só não consigo comparar com o PF. E a fama deste é pelos motivos citados .Temos que aceitar ,o mercado é assim com outras bandas. Curta o que gostas e vida que segue! Abraço!
Em tempo não é Sergio alves e sim Abbês!
Desculpe-me a desatenção.
Nada , sem problemas!