poeiraCast 259 – Os melhores discos de 1965
por Bento Araujo 11 nov 2015
Analisamos os grandes discos e singles lançados em 1965.
Estrelando: Beatles, Stones, Who, Beach Boys, Otis, Dylan, Yardbirds, Coltrane, Moacir Santos etc.
Boas listas de um ano transformador. A crueza que mais tarde daria no punk produz alguns de seus primeiros LPs sólidos, com Sonics, Los Saicos, Pretty Things e até The Who, o rock ganha uma nova consciência com a eletrificação do Dylan, o explode o folk-rock com Byrds, Lovin’ Spoonful, Turtles e Barry McGuire, o pop se sofistica e caminha para o barroco com Zombies, Beach Boys, enquanto os Kinks começavam a introduzir a sátira social e os Beatles, o que viria a ser chamado de psicodelia, apesar de o rock britânico mais primal, direto do blues e R&B, ainda estar no auge, com Them, Graham Bond, Stones e Animals, enquanto nos EUA o soul se tornava incendiária com Otis Redding, pegando de onde Sam Cooke tinha deixado. Sem falar no Coltrane e no B.B. King produzindo os discos mais classudos de jazz e blues, respectivamente, de suas carreiras e da década. ’65 foi um puta dum ano.
Documentário: Mr Blue Sky: The Story of Jeff Lynne & ELO
Depois que vcs mencionaram not fade away, eu fui procurar no youtube, porque não lembrava da música. Acabei achando esse video https://youtu.be/P6RWnGQ3XqQ hilário. Caso vcs não conheçam.
A ideia do Sergio acabou com as surpresas do Bento nos Top 5. O programa ficou melhor nesse formato. Parabens.
Ótimo programa;de fato, o formato tornou essa eleição bem mais interessante e fácil de acompanhar que outras, em que, em alguns trechos, a bagunça imperava.
Sugestão para o ano que vem: fazer um programa sobre os melhores discos de 1966, partindo (mas claro, sem se limitar a ela) da matéria de capa da Pz 13.
Abraço a todos.
Olha ai:
1. Otis Redding Otis Blue
2. Bob Dylan Highway 61 Revisited
3. Paulinho da Viola Rosa de Ouro
4. João do Vale O Poeta do Povo
5. The Beatles Rubber Soul