Na década de 1970 e no início dos anos 1980, lançar uma produção fonográfica independente era coisa apenas para os lutadores mais fortes, mais destemidos, ou mais sagazes. E o período produziu discos que hoje são considerados clássicos. Antonio Adolfo, Lailson de Holanda & Lula Côrtes, selos como Baratos Afins e inúmeros outros artistas e produtores trouxeram para o ouvinte antenado brasileiro opções ao que as grandes gravadoras tinham a oferecer.
O poeiraCast
poeiraCast é um programa semanal de bate-papo, na verdade uma mesa redonda livre e direta sobre o assunto que a gente mais aprecia: música. Ajeite-se na poltrona e boa curtição. Toda quarta-feira tem novo episódio no ar.
Direção e Produção: Bento Araujo
Locução e Edição: Ricardo Alpendre
Bento Araujo
É jornalista e fanático por rock desde os primeiros anos de idade. Começou tocando em bandas e trabalhando em lojas de discos. Em 2003, criou a poeira Zine. Desde então teve seus textos e ensaios também publicados nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e nas revistas Bizz, Rolling Stone, Rock Brigade, Roadie Crew etc. Como apresentador, trabalhou com Gastão Moreira e Edgard Piccoli no programa Heavy Lero. Como palestrante, mediador e curador, participa de eventos musicais por todo o País.
José Damiano
Colecionador e apreciador de música, José foi por quase 20 anos o homem à frente da loja de discos Nuvem Nove, um dos mais respeitados points de música do país. José deixou muitos órfãos por aí e agora está de volta com suas polêmicas neste poeiraCast. Foi guru musical de muitos fãs, críticos e músicos da cena paulistana e dentre os ex-funcionários de sua saudosa loja estão Sérgio Alpendre e Bento Araujo. O primeiro foi eleito por José como “Deus”.
Sérgio Alpendre
“O meu negócio é cinema!”. Ele sempre aparece com essa desculpa, mas todo mundo sabe que o negócio dele também é música. Polêmico como poucos, Sérgio Alpendre atua como crítico de cinema na Folha de S. Paulo e na Revista Interlúdio. Foi editor da revista Paisá e sócio-proprietário da loja de discos Jardim Elétrico. É também um fervoroso apreciador do tecnopop da década de 80… “Mas o que ele está fazendo nesse podcast então?”, você deve estar se perguntando. Ouça e encontre a sua resposta.
Ricardo Alpendre
Rocker acima de tudo, nosso popular “Cadinho” é o âncora do poeiraCast. Ele que apresenta o programa, mas nem por isso deixa de dar os seus famosos pitacos. É locutor, jornalista e também cantor. Ricardo é o irmão mais novo de Sérgio, e com ele fundou a loja de discos Jardim Elétrico, que funcionou no centro de São Paulo. Nosso âncora adora o rock básico dos anos 50 e não se conforma da pZ nunca ter feito uma capa com algum ícone do rock daqueles tempos.
ai galera,grande programa esse,O Elomar , maior cantor/compositor do mundo para mim de todos os tempos, gravou alguns discos pela kuarup, mas seus primeiros e principais discos são do seu selo Rio do Gavião,
o primeiro ,das barrancas do rio gavião de 73 é da Philips.
Caras, Francisco Mario é estupendo,ele é irmão do Henfil, aliás, ele é o irmão do Henfil que o Joao Bosco cita na “O bebado e a equilibrista”
Desculpe, mas citação é do sociólogo Betinho, o outro irmão do Henfil que estava no exílio (“a volta do irmão do Henfil/ E tanta gente que saiu / Num rabo de foguete”).
Damião Esperiença é um caso dificil de classificar, situar até de comentar, para mim ele é o que eu conheci que mais se aproxima de Zappa, dos mais experimentais do Zappa.
O Itamar é de Tiete, aqui perto de Itú
Vocês já não tinham feito um podcast sobre o assunto não??? Tenho quase certeza que sim, mas de todo modo foi bacana.
O split do Sepultura/Overdose é da Cogumelo sim!
Opa, entendi errado! Vocês se referiam ao Ultimatum quando falaram que não era da Cogumelo. Falha minha!
Parabéns pelo programa! Ótimo tema!
Muito bom o programa , esse tema dá mais um programa , legal que não falaram só de rock deram uma geral que pra mim foi legal até o Damião entrou na roda! na boa nunca pensei que ele fosse ser citado no poeira ou em qualquer outro lugar já valeu por e também pela Ná Ozzetti e o Itamar.
parabéns
O Caetano que vcs comentaram seria esse? http://4.bp.blogspot.com/-BkWcAW-EpNo/UNoJavCxMcI/AAAAAAAAEOA/LdgALopI6FM/s1600/compacto1.jpg
Acho que faltou uma citação ao Seroma, que o Tim Maia criou para lançar os seus discos “Racionais”.