A história da Tower Records revisitada em documentário
Colin Hanks teve uma ótima ideia e lançou o seu projeto no Kickstarter. Hanks desejava imortalizar, através de um documentário, a dramática trajetória de um dos maiores impérios do mundo da venda de discos, a Tower Records. O financiamento coletivo foi anunciado e logo o diretor estava com mais de 90 mil dólares em sua conta bancária, valor esse cedido por mais de 1.600 apoiadores.
Foi assim que All Things Must Pass: The Rise and Fall of Tower Records ganhou vida e as salas dos principais festivais no ano passado. Agora o filme acaba de ser lançado em DVD.
Falar da Tower Records é falar de seu fundador, Russ Solomon, cujo amor pela música o levou a criar uma marca de inestimável importância cultural. Russ abriu sua primeira loja em 1960. Em 2000, com franquias espalhadas por todo o planeta, o arrecadamento da marca ultrapassava um bilhão de dólares. A Tower havia lançado e definido as bases para o que viria a ser o moderno negócio da música no varejo.
Mas em 2004, depois da explosão dos downloads ilegais, a Tower abriu falência. Dois anos depois, quase todas as lojas da rede fechavam suas portas. Mas teria sido mesmo a internet que matou a Tower Records? Sua saída agora é assistir ao dramático documentário e tirar suas próprias conclusões.
Como diz a tagline do filme, the doors are closed, but the legacy lives on, ainda mais se depender dos depoimentos dos convidados aqui presentes: Dave Grohl (que trabalhou numa loja da Tower), David Geffen, Elton John (que aparece visitando a loja nos anos 70), Bruce Springsteen, Chris Cornell e, inevitavelmente, o patrono Russ Solomon.
All Things Must Pass from Gravitas Ventures on Vimeo.