Superlungs: A Terry Reid Documentary

Documentário sobre Terry Reid está em fase de produção

por Bento Araujo     09 dez 2015

terry reidO jornalista musical Richard Frias escutou Terry Reid cantando na trilha sonora de The Devil’s Rejects (2005), filme de Rob Zombie, fã confesso de Reid. O jornalista correu para o Google e foi pesquisar sobre a vida e a obra de Reid… Ficou perplexo, pois trabalhava com música e nunca havia ouvido falar do cantor-compositor britânico.

Logo Frias descobriu que Terry Reid era famoso no underground por ter recusado a oferta de Jimmy Page para ser vocalista da banda que mais tarde se tornaria o Led Zeppelin. Reid acabou indicando seu amigo Robert Plant, pois tinha uma carreira e um disco sendo lançado naquele ano de 1968: Bang, Bang You’re Terry Reid. As vendas não foram aquela coisa, mas o meio artístico sacou o talento que surgia, tanto que Aretha Franklin declarou na época: “Existem apenas três coisas acontecendo na Inglaterra: The Rolling Stones, The Beatles e Terry Reid”.

Como Reid costuma dizer, seus discos “não são lançados, eles escapam”. Depois da estreia de 1968 ele lançou mais cinco discos (de 1969 a 1991), todos um fiasco no mainstream. Mas River, de 1973, foi relançado em CD na década passada e passou a ser cultuado pelo pessoal mais antenado.

Mas o que Richard Frias e a produtora Ana de Diego desejam é lançar o documentário Superlungs: A Terry Reid Documentary, o novo disco do artista e a remasterização de todo seu catálogo para relançamento em LP. Através das mídias sociais e da internet a dupla deseja também conectar Reid com seus fãs do mundo todo e introduzir sua música às novas gerações. Para isso, criaram o site mysuperlungs.com, onde é possível acessar as novas sobre todos esses projetos, fazer doações, navegar pela discografia do cantor e conferir o trailer oficial do documentário, que já conta com depoimentos de amigos e fãs de Reid como Robert Plant, Graham Nash, Eric Burdon, Spencer Davis, Kat Von D, Michael Kiwanuka, Rumer e Gilberto Gil, amigo pessoal do cantor, que até dividiu um apartamento com ele durante seu exílio londrino.

Através de um crowdfunding a ser lançado em breve, os diretores desejam arrecadar fundos para colher depoimentos de Roger Daltrey, Jimmy Page, Keith Richards, Mick Jagger, Aretha Franklin, Tina Turner, Ritchie Blackmore, Joe Walsh, Donovan, Jack White e Eric Clapton.

O lançamento do site e do futuro documentário promete colocar Terry Reid em seu devido lugar como um dos maiores vocalistas do rock e como um compositor de respeito. É importante tirar de Reid o pesado estigma de artista obscuro que perdeu suas oportunidades, ou de ser eternamente “o cara que disse não ao Led Zeppelin” ao optar em seguir sua carreira solo do que ingressar naquilo que se tornaria o Zeppelin, ou em outros conjuntos como Deep Purple, Spencer Davis Group e Journey. É mais importante lembrar que Reid foi um grande nome no cenário dos anos 70, que propiciou a entrada de Robert Plant (e consequentemente a de John Bonham) no Led Zeppelin, que foi um sujeito que escreveu belas canções, lançou grandes discos e que ainda continua fazendo música, sem nunca ter sido recompensado financeiramente por isso.

Para saber mais acesse mysuperlungs.com.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *