O álbum foi gravado em Londres, produzido por Nick Lowe, e lançado com uma capa farta em excentricidades.
Damned Damned Damned {The Damned}
Stiff, 1977
Design: Barney Bubbles
Foto: Peter Kodick
A Stiff Records tinha as estratégias de marketing mais incomuns. Uma delas foi a do primeiro álbum do The Damned (e o primeiro álbum do punk rock inglês, para os que gostam de eleger heróis ou vilões). Com Barney Bubbles recentemente recrutado como novo diretor de arte sob o pseudônimo Big Jobs Inc., o chefão Jake Riviera garantiu uma nova fonte de criatividade para o selo.
Damned Damned Damned foi gravado em Londres no fim de 1976 e começo de 1977, produzido por Nick Lowe, e lançado ainda em fevereiro daquele ano, com uma capa farta em excentricidades. O fotógrafo Peter Kodick fez a imagem dos integrantes após serem atingidos por tortas de creme, e Bubbles colocou só o nome do grupo, grande e em negrito, e sem o artigo que lhe pertence. Em uma sacada nonsense de Bubles e Riviera, foi colocada na contracapa das 2.000 primeiras cópias uma foto de Eddie and The Hot Rods, outro grupo do selo Island, que começara a fazer a distribuição dos discos da Stiff.
A jogada fez sentido com a colagem de adesivos sobre a foto, explicando o “erro da gravadora” e prometendo a correção da arte com uma foto do The Damned a partir da segunda prensagem. Os executivos da Island, é claro, ficaram com a pulga atrás da orelha com essas excentricidades da Stiff. Outra delas foi mais direta: sobre o plástico transparente que lacrava a capa do disco, foi colado o hoje clássico adesivo da “guerra de comida” onde se lê “Damned Damned”, assim completando o título do álbum em conjunto com o nome do grupo, escrito acima.
Colocando em prática essas ideias, a Stiff tinha em seu catálogo um item de colecionador instantâneo. Nas edições seguintes do LP, a contracapa tem a foto do grupo ao vivo no Roxy, com uma pequena imagem posada de Captain Sensible toscamente colada em um canto, já que o baixista queria ter algo para mostrar aos parentes mas está lambuzado em uma foto, de costas em outra, e, segundo ele mesmo, “não acreditava que seria convidado a fazer algum outro disco”.