San Francisco Nugget

A volta dos Charlatans, heróis do rock da costa oeste

por Radames Junqueira     09 out 2015

The CharlatansTalvez seja a comemoração dos 50 anos do Grateful Dead, com os quatro sobreviventes da formação clássica se reunindo para alguns shows históricos, que esteja ofuscando a “volta” dos Charlatans, os pioneiros do rock psicodélico de São Francisco. Pioneiros porque o grupo simplesmente é creditado por ter sido o primeiro a aglutinar algumas características cruciais do rock psicodélico da costa oeste: longas jams instigadas pelo uso de LSD, light shows como pano de fundo da música, visual dandy vitoriano, o nascimento do conceito de pôster de show de rock como arte etc.

Assim como o Dead, quatro integrantes originais dos Charlatans estão vivos, e exatamente esse quarteto se reuniu recentemente no palco do lendário Red Dog Saloon, em Virginia City, Nevada, para celebrar os 50 anos de sua apresentação neste mesmo local. Fãs vieram em peregrinação, de todo os EUA, muitos trajando roupas no estilo da moda do início do século passado, como fazia a banda em suas apresentações e fotos publicitárias.

George Hunter, Dan Hicks, Michael Wilhelm e Richie Olsen deram o melhor de si, mesmo lutando contra as limitações da idade e com as graves doenças que carregam – Hicks convive com um câncer no fígado e Wilhelm anda de cadeira de rodas por sofrer de uma doença grave no pulmão.

Enquanto os shows de volta do Grateful Dead tomam conta das manchetes, a volta de uma só apresentação dos Charlatans vive apenas na mente daqueles poucos que estiveram no Red Dog Saloon e presenciaram quatro senhores erráticos, mas pra lá de influentes.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *