O assunto neste episódio é um dos marcos na New Wave of British Heavy Metal, o primeiro álbum do Iron Maiden, uma banda que protagonizou a rápida difusão do heavy metal pelo mundo nos anos 80.
Depois de mais de dez anos de estrada e mais de 440 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast
Agradecimentos especiais aos apoiadores:
André Gaio, Antonio Ribeiro, Antonio Neto, Artur Mei, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Claudio Lojkasek, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fabiano Forte, Felipe de Paula, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Hélio Yazbek, João Martins, Lindonil Reis, Luís Araújo, Luís Porto, Marcelo Zarra, Marcos Cruz, Maria do Carmo Villela, Matheus Pires, Mauricio Pires, Nei Bahia, Pedro Furtado Jr, Rafael Campos, Raimundo Soares, Raul dos Santos, Ricardo Nunes, Rodrigo Lucas, Vandré dos Santos, Victor Bernardes, Wilson Rodrigues, Zózimo Fernandes.
Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.
Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.
O poeiraCast
poeiraCast é um programa semanal de bate-papo, na verdade uma mesa redonda livre e direta sobre o assunto que a gente mais aprecia: música. Ajeite-se na poltrona e boa curtição. Toda quarta-feira tem novo episódio no ar.
Direção e Produção: Bento Araujo
Locução e Edição: Ricardo Alpendre
Bento Araujo
É jornalista e fanático por rock desde os primeiros anos de idade. Começou tocando em bandas e trabalhando em lojas de discos. Em 2003, criou a poeira Zine. Desde então teve seus textos e ensaios também publicados nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e nas revistas Bizz, Rolling Stone, Rock Brigade, Roadie Crew etc. Como apresentador, trabalhou com Gastão Moreira e Edgard Piccoli no programa Heavy Lero. Como palestrante, mediador e curador, participa de eventos musicais por todo o País.
José Damiano
Colecionador e apreciador de música, José foi por quase 20 anos o homem à frente da loja de discos Nuvem Nove, um dos mais respeitados points de música do país. José deixou muitos órfãos por aí e agora está de volta com suas polêmicas neste poeiraCast. Foi guru musical de muitos fãs, críticos e músicos da cena paulistana e dentre os ex-funcionários de sua saudosa loja estão Sérgio Alpendre e Bento Araujo. O primeiro foi eleito por José como “Deus”.
Sérgio Alpendre
“O meu negócio é cinema!”. Ele sempre aparece com essa desculpa, mas todo mundo sabe que o negócio dele também é música. Polêmico como poucos, Sérgio Alpendre atua como crítico de cinema na Folha de S. Paulo e na Revista Interlúdio. Foi editor da revista Paisá e sócio-proprietário da loja de discos Jardim Elétrico. É também um fervoroso apreciador do tecnopop da década de 80… “Mas o que ele está fazendo nesse podcast então?”, você deve estar se perguntando. Ouça e encontre a sua resposta.
Ricardo Alpendre
Rocker acima de tudo, nosso popular “Cadinho” é o âncora do poeiraCast. Ele que apresenta o programa, mas nem por isso deixa de dar os seus famosos pitacos. É locutor, jornalista e também cantor. Ricardo é o irmão mais novo de Sérgio, e com ele fundou a loja de discos Jardim Elétrico, que funcionou no centro de São Paulo. Nosso âncora adora o rock básico dos anos 50 e não se conforma da pZ nunca ter feito uma capa com algum ícone do rock daqueles tempos.
Olá. Parabéns pelo excelente programa. Realmente o primeiro álbum do IRON MAIDEN marcou a vida de muitos fãs de Heavy Metal. Conheci o Killers antes e considero superior ao primeiro, principalmente na qualidade de gravação. Uma curiosidade que eu gostaria de comentar: eu era fanático pela banda nos anos 90. Comprava tudo o que saía da banda em revistas especiais. Uma coisa que eu lembro é que em algumas revistas que eu li dizia que o primeiro baterista da banda, Doug Sampson, que gravou o álbum The Soundhouse Tapes foi chutado da banda porque ele cheirava peixe podre rs. Li sobre isso em várias revistas lançadas no Brasil sobre a banda. Agora, se é verdade ou não…
Sobre o Soundhouse Tapes, a informação oficial é que foi gravado como um quarteto mesmo. O outro guitarrista citado nunca foi confirmado por ninguém além de um irmão desse guitarrista. Na versão de Strange World que saiu no Best Of The Beast (é a quarta faixa gravada nas sessões, mas não foi lançada na época) tem um dos solos que definitivamente não foi feito pelo Dave Murray, o estilo é bem diferente do dele, então, a história pode ser verdade.
http://www.ironmaidenbrasil.com.br/2019/12/doug-sampson-as-razoes-que-levaram.html?m=1
Durante um tempo o debut do Iron foi o meu preferido da banda, mas hoje está mais ali pelo sétimo, oitavo lugar do ranking do grupo.
O duelo de gigantes tem o meu voto para o Sabbath, apesar de eu ainda gostar mais do Mob Rules.
Um grande abraço.
É só uma crítica comstrutiva: vocês demoram muito para irem direto ao assunto. Tanto que tentei escutar sobre o Yes e não consegui chegar até o final. Viva o Iron Maiden!
*construtiva
Excelente programa. Tentarei criar o hábito de ouvir, afinal só há 446 podcasts pra trás, kkkkkkk!!! Saudades de ouvir essas histórias ao vivo na Nuvem 9. Abraços a todos!!!