Em 1972 eram lançados, no intervalo de alguns dias, dois álbuns que se tornariam icônicos das respectivas bandas: Demons and Wizards, do Uriah Heep, e Argus, do Wishbone Ash. Este episódio é uma conversa sobre os álbuns e o rock da época.
Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.
Depois de treze anos de estrada e mais de 470 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast
Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.
Agradecimentos especiais aos apoiadores:
Alexandre Citvaras, André Gaio, Antonio Neto, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Cláudio Lemos, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Hélio Yazbek, James Yamazato, José Adja de Souza, Luís Araújo, Luís Porto, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcio Abbes, Marco Antonio de Carvalho, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Peter Alexander Weschenfelder, Rafael Campos, Raul dos Santos, Rodrigo Acrdi, Rodrigo Lucas, Rodrigo Werneck, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos.
O poeiraCast
poeiraCast é um programa semanal de bate-papo, na verdade uma mesa redonda livre e direta sobre o assunto que a gente mais aprecia: música. Ajeite-se na poltrona e boa curtição. Toda quarta-feira tem novo episódio no ar.
Direção e Produção: Bento Araujo
Locução e Edição: Ricardo Alpendre
Bento Araujo
É jornalista e fanático por rock desde os primeiros anos de idade. Começou tocando em bandas e trabalhando em lojas de discos. Em 2003, criou a poeira Zine. Desde então teve seus textos e ensaios também publicados nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, e nas revistas Bizz, Rolling Stone, Rock Brigade, Roadie Crew etc. Como apresentador, trabalhou com Gastão Moreira e Edgard Piccoli no programa Heavy Lero. Como palestrante, mediador e curador, participa de eventos musicais por todo o País.
José Damiano
Colecionador e apreciador de música, José foi por quase 20 anos o homem à frente da loja de discos Nuvem Nove, um dos mais respeitados points de música do país. José deixou muitos órfãos por aí e agora está de volta com suas polêmicas neste poeiraCast. Foi guru musical de muitos fãs, críticos e músicos da cena paulistana e dentre os ex-funcionários de sua saudosa loja estão Sérgio Alpendre e Bento Araujo. O primeiro foi eleito por José como “Deus”.
Sérgio Alpendre
“O meu negócio é cinema!”. Ele sempre aparece com essa desculpa, mas todo mundo sabe que o negócio dele também é música. Polêmico como poucos, Sérgio Alpendre atua como crítico de cinema na Folha de S. Paulo e na Revista Interlúdio. Foi editor da revista Paisá e sócio-proprietário da loja de discos Jardim Elétrico. É também um fervoroso apreciador do tecnopop da década de 80… “Mas o que ele está fazendo nesse podcast então?”, você deve estar se perguntando. Ouça e encontre a sua resposta.
Ricardo Alpendre
Rocker acima de tudo, nosso popular “Cadinho” é o âncora do poeiraCast. Ele que apresenta o programa, mas nem por isso deixa de dar os seus famosos pitacos. É locutor, jornalista e também cantor. Ricardo é o irmão mais novo de Sérgio, e com ele fundou a loja de discos Jardim Elétrico, que funcionou no centro de São Paulo. Nosso âncora adora o rock básico dos anos 50 e não se conforma da pZ nunca ter feito uma capa com algum ícone do rock daqueles tempos.
Muito bom ouvir um programa com o tema que aborda o meu disco preferido de rock de todos os tempos: o magnífico “Demons and Wizards”, do Uriah Heep. E com a participação do Rodrigo Werneck, um profundo conhecedor da discografia da banda. Parabéns a todos os debatedores do excelente programa!
“Argus” é um disco maravilhoso! Agora, é pecado ser considerado melhor que o “Demons and Wizards”. As faixas “Paradise”, “The Spell” e “Circle of Hands” já colocam o disco do Wishbone Ash num patamar abaixo. Pronto, falei! Kkkkkkkkk
É pecado comparar qualquer álbum com o Demons & Wizards. Pronto, falei II !!!
Comprei o Demons and Wizards na novem 9!
Fala galera do Poeira, prezer em ouvi-los. dois discos maravilhosos de duas bandas maravilhosas, mas acho uma sacanagem compara-las, é meio querer comparar Beatles com Liverpool Express, duas bandas legais mas com uma dastancia consideravel entre elas. Uriah heep entra facil no meu top6 de bandas de todos os tempos, wishbone ash dificilmente entraria num top 50. meus amigos, abraços a todos.
Pasmo, como outros acima, que Argus venceu Demons & Wizards…
Passando só para dizer que acompanho o programa desde sempre, e devo ter escutado na íntegra uns 90 por cento de todos os episódios, e pelo menos o início de todos eles. Através do poeiracast (e Poeirazine e Melomania) conheci inúmeros artistas, vários geniais, alguns muito bons, e, e claro, alguns muito ruins rs. Eu e meu irmão somos de BH, e indo para São Paulo, adoraríamos tirar uma foto com os quatro numa pizzaria. Como para vários ouvintes, apesar de não nos conhecermos pessoalmente, vocês fazem parte de nossas Vidas.
Gracias e continuem…
Uriah Heep é uma banda excepcional, Wishbone Ash eu não dava bola, mas aprendi a gostar com o tempo.