poeiraCast 477 – Apropriação Cultural
por Bento Araujo 16 nov 2022

O conceito de apropriação cultural vem sendo crescentemente estudado e discutido nos últimos anos. Neste episódio conversamos sobre o rock e a música pop em geral, e tentamos identificar aqui e ali a incidência ou não desse fator, com a participação especial do compositor e intérprete Fábio Cascadura, fundador da banda Cascadura e historiador.

Ouça o poeiraCast também pelo Spotify, Deezer, iTunes e diversos apps de podcast.

Depois de treze anos de estrada e mais de 470 episódios online, o poeiraCast precisa do seu apoio para continuar no ar. Seja um assinante/apoiador do poeiraCast e faça parte desta história. Para realizar o seu apoio e saber mais sobre as recompensas, acesse catarse.me/poeiracast

Importante: o poeiraCast somente irá continuar se atingirmos a meta mínima da campanha.

Agradecimentos especiais aos apoiadores:

André Gaio, Antonio Neto, Bruno Pugliese, Caio Bezarias, Carlos Albornoz, Cláudio Lemos, Claudio Rosenberg, Eduardo Alpendre, Ernesto Sebin, Fernando Padilha, Flavio Bahiana, Francisco Okamura, Hélio Yazbek, James Yamazato, José Adja de Souza, Luís Araújo, Luís Porto, Luiz Paulo Jr., Marcelo Moreira, Marcelo Zarra, Marcio Abbes, Matheus Pires, Mauricio Pires, Miguel Brochado, Nei Bahia, Peter Alexander Weschenfelder, Rafael Campos, Raul dos Santos, Rodrigo Lucas, Rodrigo Werneck, Thatiana Oliveira, Vagner dos Santos, Vandré dos Santos.

Baixe esta edição do poeiraCast
  1. Marco Antônio Bruno

    Bom dia, boa tarde e boa noite a todos. Por favor me digam o nome e o intérprete da belíssima música que toca logo após a abertura do Poeira Cast 144 “Momentos da história em canções”. Valeu pessoal.

    Responder
  2. Marcelo de Almeida Garcia

    Não sei de onde tiraram essa conversa surreal de apropriação cultural.
    Praticamente tudo que fazemos é uma apropriação. Não quer apropriar? Pare de surfar, andar de skate, de comer feijoada, de tomar cerveja, enfim.
    Pelo amor de Deus.

    Responder
    1. Ricardo Alpendre

      Marcelo, eu sugiro ouvir o programa. Ou ler a respeito. Inclusive pra ter uma ideia de onde vem o conceito de apropriação cultural. O pensamento crítico evolui. Não está nem nunca esteve em pauta a proibição de realizar atividades que fazem parte de uma outra cultura. Não é sobre isso.

      Responder
      1. Marcelo de Almeida Garcia

        Eu ouvi o programa alias.
        Sobre o que se fala no programa eu entendo. O que eu não consigo achar interessante é a proporção que isso tomou no âmbito social.
        Acho que meu comentário é bem pertinente, mas não aqui. Seria mais em outro espectro.
        Mas não me abstive de comentar.
        E eu entendo seu ponto de vista.

        Responder

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *