Compilação reúne a nata do funk psicodélico das Ilhas Maurício
Para quem aprecia desvendar a música criada em países exóticos, o selo Strut Records merece lugar de destaque no olimpo da escavação sonora.
A novidade do selo é o lançamento de Soul Sok Sega – Sega Sounds from Mauritius 1973-1979, compilação que reúne músicas gravadas por artistas de Mauritius (em português, Ilhas Maurício), uma pequena ilha no Oceano Índico, próxima à costa de Madagascar.
Primeiramente foram os árabes e os portugueses que passaram pela República de Maurício, depois vieram os holandeses e os franceses, assim como os escravos africanos. A mistura de culturas e ritmos criou um gênero musical local, chamado Sega, que na década de 70 ganhou tendências psicodélicas funkeadas.
O trabalho aqui apresentado envolve diversos grupos e artistas, a maioria passou pelas mãos dos produtores/arranjadores Marclaine Antoine e Gérard Cimiotti.
É a primeira vez que esse material é relançado oficialmente no mercado internacional. A seleção ficou por conta do duo La Basse Tropicale (dos DJs Natty Hô e Konsöle) e o texto do encarte foi escrito por Percy Yip Tong, o maior conhecedor da música praticada nas Ilhas Maurício. Fotos inéditas, entrevistas e reprodução das capas dos discos originais também estão presentes em Soul Sok Sega.
Já a Strut Records aproveita para avisar que o lançamento está disponível em CD simples, LP duplo e download e que uma turnê europeia com alguns dos artistas da coletânea, como Ti L’Afrique, Jean Claude e Claudio, está sendo organizada para os próximos meses.
Soul Sok Sega – Sega Sounds from Mauritius 1973-1979 já pode também ser ouvido no Spotify.