Novo documentário de Julien Temple retrata a sobrevida de Wilko Johnson
O ex guitarrista do Dr. Feelgood se encontrava em estado terminal, sofrendo de um câncer no pâncreas. Organizou um disco e uma turnê de despedida, e nesse meio tempo conheceu um fã chamado Charlie Chan, que também é médico.
Chan tentou por algum tempo travar contato com Wilko, mas sempre era barrado pelos seguranças. Uma noite ele conseguiu furar o cerco e chegou até o guitarrista, mas Wilko disse que não queria saber de curas milagrosas, pois estava apenas conformado, esperando a morte, já que seus médicos haviam lhe dado apenas alguns meses de vida. O curioso é que através dos esforços de Chan, Wilko foi operado e milagrosamente curado do câncer.
Antes de isso acontecer, no entanto, outro fã de Wilko e do Dr. Feelgood, o cineasta e diretor Julien Temple, estava perplexo com a doença terminal do guitarrista e decidiu rodar o documentário The Ecstasy Of Wilko Johnson. Temple, inclusive, já havia dirigido o premiado documentário sobre o Dr. Feelgood: Oil City Confidential. A cura de Wilko e sua sobrevida acabaram dando ao documentário um final inesperado, como explicou o diretor: “The Ecstasy Of Wilko confronta os nossos piores pesadelos, aqueles da morte iminente, confundindo as expectativas, ou melhor, virando-as de cabeça para baixo”.
The Ecstasy Of Wilko, que já passou pelos cinemas ingleses, está agora saindo em DVD e inclui um bônus chamado Watch With Wilko, onde uma câmera capta as reações do guitarrista ao assistir, pela primeira vez, o tocante filme sobre a sua própria vida.